Quando você está em busca de imóveis, nem sempre é possível fazer uma busca local, visitando os bairros e ligando para as imobiliárias. Felizmente, cada vez mais essas empresas estão disponibilizando seus sistemas online para que você faça busca e encontre todas as informações necessárias para selecionar os imóveis mais interessantes antes de ir visitá-los, o que minimiza o tempo que você vai gastar com essa tarefa.

Uma simples busca com o nome da sua cidade e a palavra imobliária já vai te trazer muitos resultados interessantes e que você pode usar na empreitada do seu novo lar ou espaço profissional, como foi o caso da Company Gym em Sorocaba.

Outra opção é buscar em sites que abrangem todo o território nacional, como os seguintes exemplos:

Além de fazer as buscas nos próprios sites, algumas dessas empresas também oferecem aplicativos para que você faça sua pesquisa através de um tablet ou smartphone.

Segundo uma pesquisa do Google, cerca de 60% das buscas de imóveis são feitas pela internet e por isso cada vez mais as imobiliárias estão investindo nesse sentindo e startups tem criado soluções para você oferecer ou buscar seu imóvel de forma independente, de proprietário diretamente para locatário ou comprador.

Para ter uma noção da mudança de comportamento, atualmente, apenas 4% dos usuários envolvidos na pesquisa afirmaram usar o jornal como fonte para busca de imóveis. Outros dados da pesquisa também apontam que, em geral, busca-se de 5 a 6 sites durante a caçada pelo imóvel perfeito.

Se você está na fase de busca de imóveis, uma boa dica é criar uma planilha com os dados mais importantes e que fazem diferença para você sobre cada imóvel. Por exemplo, valor, número de cômodos, local, entre outros dados para facilitar as interações, como link do imóvel e telefone da imobiliária ou proprietário.

Felizmente agora está muito mais fácil encontrar imóveis, pois você não precisa se limitar a ir ao local, o que torna tudo muito mais simples. Quando você já tem uma lista menor, considerando seus requisitos, aí sim é hora de fazer a visitas e inspecionar cada detalhe. Boa busca!